Arquivo do blog

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mesa Redonda

1- Conceito: Trata-se de uma conversa que se desenrola num encontro
entre participantes. Este encontro é dirigido por um animador. Ele dá a palavra à vez, a todos os participantes. Lança adiscussão.

2- Exemplo com o nome: Histórica Mesa Redonda sobre o "Direito Penal" do inimigo.

Durante o 1º Congresso Internacional da Rede LFG (Rede Luiz Flávio Gomes de Ensino Telepresencial) e IPAN, foi promovida uma histórica mesa redonda (dia 2.9.2007) sobre o Direito penal do inimigo. Vale a pena transcrever (e deixar registrado) seus principais momentos. Luigi Ferrajoli (Itália) começou sublinhando sua ambigüidade (falta de definição de quem seria o inimigo; ausência de clareza dos defensores desse "Direito penal" etc.). Por força do princípio da igualdade somos todos cidadãos. Não podemos ser tratados, desse modo, como inimigos. Não existe normatividade que não comporte violação. O Direito penal não é distinto. Mas essas violações (que prejudicam evidentemente o campo da efetividade) não podem ser vistas como um novo "Direito penal".


3 - Outro exemplo sem o nome mas com o fato ilustrado:

4 - Proposta: Uma mesa redonta contendo tema o do Vestibular, propondo discutir nesta o tema em seus diversos aspectos, convidando palestrantes que tem participado de experiências inovadoras e/ou que tenham reflexões produtivas sobre o tema.




















*Fundador e Coordenador Geral da Rede de Ensino Luiz Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger