Arquivo do blog

domingo, 24 de maio de 2009

COMO CRIAR, ESTRUTURAR E CAPTAR RECURSOS" Maria Cecília Giacaglia


Resumo do Cap.9 - A avaliação do evento

Todo empreendimento, principalmente se exige grande aporte de verbas, requer cuidadosa avaliação. Essa avaliação interessa a várias categorias de profissionais que concorrem para o sucesso do evento, como o promotor, responsável pelo seu planejamento, organização e execução, os patrocinadores, que, por razões, contribuíram sobremaneira para que o evento se viabilizasse; e outros profissionais que colaboraram, conforme suas respectivas especialidades.
Nos três, casos, a avaliação terá o propósito de provê-los de feedback sobre os trabalhos realizados e melhora-los, se for o caso.
Embora os eventos não sejam conhecidos para se aprender a como realiza-los, o responsável sempre extrairá lições dos pontos positivos e negativos.
O patrocinador precisa saber se o investimento tiver o retorno desejado, de acordo com os seus objetivos, proviamente explicitados, e que não são necessariamente os mesmos do promotor do evento.
Ainda que o patrocinador do evento não solicite avaliação ou a elabore á sua maneira, dificilmente terá coletado todos os dados necessários para o preenchimento da lista de objetivos. Provavelmente a avaliação feita por ele não será tão específica e estratégica.
Caso o patrocinador esteja disposto a tornar o evento independentemente dos resultados, mesmo assim cabem as avaliações anteriormente descritas; mas é importante também realizar uma avaliação do evento em si.

Avaliação do ponto de vista dos visitantes
São vários os aspectos de cada evento cuja avaliação feita pelos visitantes interessa ao promotor do evento e ao patrocinador, assim são os tipos de visitantes cuja opinião interessa, mas de forma diferenciada.
O instrumento da pesquisa não deve ser muito extenso, pois deve-se ter em mente que o participante é visita; seu tempo e paciência costumam ser limitados e, como as opiniões costumam ser coletados após a participação, há que se considerar fatores como cansaço e pressa.
Muitas vezes, um incentivo externo como um brinde ou sorteio pode propiciar a colaboração de visitantes que, de outra forma, tentariam esquivar-se.

Apresentação dos resultados aos patrocinadores
Finalmente, após tudo avaliado, é hora de discutir com o patrocinador os resultados, visando não só fechar a avaliação como também propiciar a venda da próxima edição ou do próximo evento organizado pelo promotor.
Essa discursão pode ser feita em diferentes etapas, sendo a primeira delas no local do próprio evento, seja durante a sua realização, seja logo após o seu término, quando estão (quentes) as impressões gerais.

Um comentário:

Powered By Blogger